ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO CONTÍNUA: OPORTUNIDADE PARA REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.16887/4219Palavras-chave:
estágio supervisionado, formação contínua, desenvolvimento profissionalResumo
Analisa o tema estágio supervisionado focalizando sua relação com a formação contínua dos professores e a construção de saberes dos alunos estagiários em frente ao processo de apropriação dos conceitos de formação contínua, desenvolvimento profissional e necessidades. Trata-se de reflexão produzida durante o curso Formação de Professores: Tendências Investigativas Contemporâneas (PIMENTA; FUSARI; ALMEIDA, 2005) ministrado no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, que traçou contribuição à tese "Estágio como prática reflexionada: a produção/reconstrução de saberes por futuros professores" (em desenvolvimento na FEUSP). Utiliza como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e dialoga especialmente com estudos na área da Didática enfocando a formação de professores. Como principais considerações, o estudo ressalta como necessário para que o estágio potencialize a construção de saberes, não só dos alunos estagiários como também dos professores, estar ancorado num projeto que promova a reflexão da atividade docente, não só no plano individual, mas de maneira coletiva, sendo essa reflexão amparada pela fundamentação teórica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
AROEIRA, K. P., & SIMÕES, R. D. (2014). ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO CONTÍNUA: OPORTUNIDADE PARA REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://doi.org/10.16887/4219
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).