EXERCÍCIO FÍSICO E INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: UMA REVISÃO DE LITERATURA DAS EVIDÊNCIAS ATUAIS
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v83i1.2969Palavras-chave:
Insuficiência Cardíaca, Exercício físico, Capacidade Funcional.Resumo
A insuficiência cardíaca (IC) trata-se de uma síndrome clínica complexa, caracterizada pela incapacidade do coração em gerar débito cardíaco adequado. Para isso o Instituto Nacional de Excelência Clínica recomenda que a Reabilitação Cardíaca através do exercício físico (EF) é eficaz e segura como forma de tratamento para portadores de IC. O objetivo desta revisão foi identificar as evidências atuais do efeito do exercício físico inserido em um Programa de Reabilitação (PR) em portadores de IC. Trata-se de uma revisão de literatura nas bases de dados eletrônicos Medline, PubMed, Lilacs, Scielo realizada no período de 2009 a 2012. Ao avaliar 10 manuscritos, os resultados evidenciaram que o exercício físico inserido dentro de um Programa de Reabilitação Cardíaca aumenta a capacidade funcional, diminui as reinternações hospitalares, diminui a mortalidade e morbidade dessa população de pacientes. Dessa forma portadores de IC conseguem realizar suas atividades de vida diária (AVD's) com menores dificuldades, melhoram a relação socioeconômicas lhes proporcionando assim uma melhor qualidade de vida.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
BORIN, L. P., BORDIN, D. F., GASS, R., SILVA, A. M. V. D., & PAIVA, D. N. (2013). EXERCÍCIO FÍSICO E INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: UMA REVISÃO DE LITERATURA DAS EVIDÊNCIAS ATUAIS. Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v83i1.2969
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).