INDICADORES DE APTIDÃO FÍSICA DE MULHERES IDOSAS DO PROJETO SÊNIOR PARA A VIDA ATIVA DA USJT UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU.

Autores

  • ARESTIDES PEREIRA DA SILVA JÚNIOR
  • FABIANO MARQUES CAMARA
  • MARIA LUIZA MIRANDA
  • MARÍLIA VELARDI

Palavras-chave:

aptidão física, idosos, envelhecimento.

Resumo

Com o processo de envelhecimento, as pessoas perdem gradativamente os níveis de aptidão física e capacidade funcional. A atividade física regular pode ser um elemento importante para tentar manter ou amenizar estas perdas e, além disso, pode auxiliar na prevenção de certas doenças que estão mais propícias a surgirem na velhice. Assim sendo, este estudo teve como objetivo traçar o perfil da aptidão física de 81 mulheres com mais de 60 anos de idade, que ingressaram no Projeto Sênior para a Vida Ativa da USJT  Universidade São Judas Tadeu, no período de 2002 a 2004. As idosas participaram de uma bateria de testes de aptidão física e capacidade funcional proposta por Matsudo 2004. Os dados foram analisados através da estatística descritiva (média e desvio padrão). A análise dos resultados demonstrou que para potência aeróbia, flexibilidade, agilidade e equilíbrio o grupo apresenta com níveis de aptidão inferiores ao reportado pela literatura. Apenas para os testes de força muscular, o grupo aqui analisado, mostrou-se mais apto. Mediante essas constatações, conclui-se que as idosas deste estudo não se enquadram totalmente nas normatizações apresentadas para estes testes, e mostra o quão importante é a avaliação inicial para que a prescrição de atividade física seja condizente com nível de aptidão dos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

JÚNIOR, A. P. D. S., CAMARA, F. M., MIRANDA, M. L., & VELARDI, M. (2015). INDICADORES DE APTIDÃO FÍSICA DE MULHERES IDOSAS DO PROJETO SÊNIOR PARA A VIDA ATIVA DA USJT UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU. Fiep Bulletin - Online, 76(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5094

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS