AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA E CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSAS PRATICANTES DE GINÁSTICA DO PROJETO AFRID

Autores

  • LUCIANA ARANTES
  • LUCÉLIA BORGES
  • JOICE MARTINS
  • GENI COSTA

Palavras-chave:

capacidade funcional, aptidão física e idosos.

Resumo


Introdução: A aptidão física e a capacidade funcional é determinante dos efeitos do envelhecimento no desempenho físico. Objetivo: Avaliar a aptidão física e capacidade funcional em pessoas com mais de 50 anos, praticantes de ginástica. Metodologia: 12 mulheres praticantes de ginástica do Projeto AFRID, com idade média de 65 anos, sendo que 12 participaram dos testes da Tabela 1 e 9 participaram dos testes da Tabela 2. Os testes foram: Flexão de cotovelo, Flexibilidade do ombro, Teste de Sentar e Alcançar, Ficha de auto-avaliação da capacidade funcional (Rikli & Jones, 1999), Velocidade normal de andar e Velocidade máxima de andar, protocolados por Williams & Greene, 1990; Velocidade para se levantar da posição sentada, Velocidade para se levantar da posição deitada e Velocidade de levantar da cadeira (CELAFISCS). Resultados: Os resultados da aptidão física estão nas tabelas 1, 2 e são apresentados média (x) e desvio padrão (s), respectivamente. A avaliação da aptidão física demonstra que valores obtidos são iguais e/ou melhores, quando comparados com os valores padrões de referência, exceto no teste de Velocidade Normal de Andar. No questionário de auto-avaliação pode-se verificar que 89,5 % responderam que fazem as atividades, ou seja, apresentam nível funcional “avançado”.
Conclusão: Pode-se afirmar que o Programa de Ginástica tem conseguido melhorar a aptidão física e capacidade funcional desta população estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

ARANTES, L., BORGES, L., MARTINS, J., & COSTA, G. (2015). AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA E CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSAS PRATICANTES DE GINÁSTICA DO PROJETO AFRID. Fiep Bulletin - Online, 76(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5102

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS