A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS DÉCADAS DE 50 E 60 SEGUNDO RELATO DE IDOSOS DOS GRUPOS DE CONVIVÊNCIA DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON-PR.

Autores

  • ARESTIDES PEREIRA DA SILVA JÚNIOR
  • MARÍLIA VELARDI

Palavras-chave:

Educação Física, idosos, história

Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar através de relatos como era caracterizada a Educação Física Escolar nas décadas de 60 e 70 dos sujeitos participantes dos Grupos de Convivência de Idosos de Marechal Cândido Rondon - PR. Desta forma, este estudo foi caracterizado como uma Pesquisa Qualitativa na modalidade Estudo de Caso. Participaram do estudo 16 sujeitos, sendo oito do Grupo Paz e Amor e oito do Grupo Amizade, em iguais proporções para o gênero masculino e feminino. Para verificar a história da Educação Física na vida dos sujeitos participantes na pesquisa foi realizada uma entrevista semi-estruturada. A partir da análise das entrevistas, conclui-se que a Educação Física nas décadas de 50 e 60 não estava inserida como componente curricular efetivo em todas as escolas, além disso, também foi verificado, através das falas dos sujeitos, que não existia uma educação física escolar com objetivos específicos relacionados a um corpo de conhecimentos como conhecemos na atualidade. As atividades eram desenvolvidas por métodos empíricos, sem alicerces científicos, desvinculadas de uma prática pedagógica e com característica predominantemente militarista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

JÚNIOR, A. P. D. S., & VELARDI, M. (2014). A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS DÉCADAS DE 50 E 60 SEGUNDO RELATO DE IDOSOS DOS GRUPOS DE CONVIVÊNCIA DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON-PR. Fiep Bulletin - Online, 78(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3728

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS