OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA REGIÃO SUL: A PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.16887/85.a2.7Palavras-chave:
Epistemologia, Educação Física, Pesquisa, Pós-Graduação, Região Sul do Brasil, produção científica.Resumo
A pesquisa em questão terá como base a produção do conhecimento científico na área da Educação Física, e como fonte de pesquisa, as análises epistemológicas realizadas por Gamboa na Universidade de Brasília (1982), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp,1997) e na Pontifícia Universidade Católica de Campinas(1996), bem como o trabalho realizado por Silva (1997). Como resultado na produção do conhecimento na região Sul, identificamos a presença de quatro abordagens teórico-metodológicas: Empírico-Analítica, Pesquisa Fenomenológico-Hermenêutica, Pós-Moderna e abordagem Crítico-Dialética. Ficou evidenciada nas análises realizadas a hegemonia das tendências Empírico-Analíticas em todos os programas pesquisados. Enfim, esperamos que a presente investigação estimule, futuramente, outros estudos, para aprofundar as polêmicas, identificar as limitações e estimular a vigilância epistemológica nas demais regiões, que não foram aqui citadas, fortalecendo, dessa forma, a produção de conhecimento nas demais regiões do Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SANTOS, J. D. D. S. (2015). OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA REGIÃO SUL: A PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://doi.org/10.16887/85.a2.7
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).