A PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: O CASO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DOS ESTADOS DO SUL DO BRASIL.

Autores

  • JOÃO DERLI DE SOUZA SANTOS

Palavras-chave:

Educação Física, Pesquisa Epistemológica, Pós-Graduação.

Resumo

O estudo em questão terá como base a produção do conhecimento científico na área da Educação Física, e como fonte de pesquisa, as análises epistemológicas realizadas por Gamboa na Universidade de Brasília (1982), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp,1997) e na Pontifícia Universidade Católica de Campinas(1996), bem como o trabalho realizado por Silva (1997).  Identificamos a presença de quatro tendências nas pesquisas,  na região sul: 68,3% são pesquisas orientadas pelas tendências Empírico-Analíticas, 20,5% são pesquisas Fenomenológico-Hermenêuticas, 8,4% são os Estudos Pós-Modernos e 2,8% são pesquisas Crítico-Dialéticas. Nas análises realizadas, ficou evidenciado o predomínio das tendências Empírico-Analíticas  em todos os programas pesquisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

SANTOS, J. D. D. S. (2014). A PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: O CASO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DOS ESTADOS DO SUL DO BRASIL. Fiep Bulletin - Online, 84(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4371

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS