UTILIZAÇÃO DA CAMINHADA COMO FATOR DE REDUÇÃO E MANUTENÇÃO DOS NÍVEIS PRESSÓRICOS DE PARTICIPANTES DO PROGRAMA “CAMINHANDO PARA SAÚDE” EM ARAGUAÍNA – TO.
DOI:
https://doi.org/10.16887/85.a2.131Palavras-chave:
caminhada, pressão arterial, hipertensos.Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar a influencia de dois meses de um programa de caminhada orientada sobre a pressão arterial (PA) em indivíduos hipertensos. Foram observados 05 indivíduos adultos de ambos os sexos com média de idades 55,2±15,49 anos, sendo selecionada de forma intencional oriundos do projeto de extensão “Caminhando para Saúde”. A aferição da pressão arterial foi realizada por 02 meses. Os dados coletados foram realizados antes da intervenção da caminhada e após a prática da mesma. A amostra investigada exibiu reduções significativas (- 12, 7 e 4, 9 mmHg para pressão arterial sistólica e diastólica, respectivamente). Conclui-se que o programa de caminhada orientada exerceu efeito positivo sobre pressão arterial de hipertensos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SILVA, G. P. D., GOUVEIA, M. J., & MARBÁ, R. F. (2015). UTILIZAÇÃO DA CAMINHADA COMO FATOR DE REDUÇÃO E MANUTENÇÃO DOS NÍVEIS PRESSÓRICOS DE PARTICIPANTES DO PROGRAMA “CAMINHANDO PARA SAÚDE” EM ARAGUAÍNA – TO. Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://doi.org/10.16887/85.a2.131
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).