UTILIZAÇÃO DA CAMINHADA COMO FATOR DE REDUÇÃO E MANUTENÇÃO DOS NÍVEIS PRESSÓRICOS DE PARTICIPANTES DO PROGRAMA “CAMINHANDO PARA SAÚDE” EM ARAGUAÍNA – TO.

Autores

  • GABRIELA PEREIRA DA SILVA
  • MARCIO JOSÉ GOUVEIA
  • ROMOLO FALCÃO MARBÁ

Palavras-chave:

caminhada, pressão arterial, hipertensos.

Resumo


O presente estudo tem como objetivo analisar a influencia de dois meses de um programa de caminhada orientada sobre a pressão arterial (PA) em indivíduos hipertensos. Foram observados 05 indivíduos adultos de ambos os sexos com média de idades 55,2±15,49 anos, sendo selecionada de forma intencional oriundos do projeto de extensão “Caminhando para Saúde”. A aferição da pressão arterial foi realizada por 02 meses. Os dados coletados foram realizados antes da intervenção da caminhada e após a prática da mesma. A amostra investigada exibiu reduções significativas (- 12, 7 e 4, 9 mmHg para pressão arterial sistólica e diastólica, respectivamente). Conclui-se que o programa de caminhada orientada exerceu efeito positivo sobre pressão arterial de hipertensos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

SILVA, G. P. D., GOUVEIA, M. J., & MARBÁ, R. F. (2015). UTILIZAÇÃO DA CAMINHADA COMO FATOR DE REDUÇÃO E MANUTENÇÃO DOS NÍVEIS PRESSÓRICOS DE PARTICIPANTES DO PROGRAMA “CAMINHANDO PARA SAÚDE” EM ARAGUAÍNA – TO. Fiep Bulletin - Online, 85(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a2.131

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)