AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS DE 2 A 6 ANOS DE IDADE
DOI:
https://doi.org/10.16887/5273Palavras-chave:
desenvolvimento motor, motricidade fina, motricidade global, avaliação motora.Resumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar o desenvolvimento da motricidade fina (MF) e motricidade global (MG) em crianças da educação infantil e identificar o nível de correlação entre Idade Motora (IM) e Idade Cronológica (IC). Participaram deste estudo 26 crianças de 2 a 6 anos de idade, de ambos os gêneros, alunos do Centro de Educação Infantil Pequeno Iapar, localizado na cidade de Londrina-Pr. Como instrumento para coleta de dados utilizou-se o Manual de Avaliação Motora (ROSA NETO, 2002). As tarefas foram apresentadas às crianças a partir da idade cronológica, avançando ou retrocedendo à medida que obtivesse êxito ou não. Por meio do coeficiente de Spearman, identificou-se uma correlação significativa entre IC e MF (rho=0,856; p=0,000), entre IC e MG (rho=0,857; p=0,000) e entre MF e MG (0,796; p=0,000). O teste de Wilcoxon encontrou diferença significativa para IC e motricidade fina (z=2,501; p=0,012) e IC e motricidade global (z=3,923; p=0,000). Com base nesses resultados pode-se inferir que o desenvolvimento da motricidade fina e motricidade global acompanhou de forma linear a idade cronológica, o que pode indicar que as crianças em questão têm-se desenvolvido de maneira compatível, estabelecendo vínculos importantes para o desenvolvimento de movimentos mais habilidosos. Sugere-se novos estudos que possam investigar a influência do ambiente, dos materiais e das aulas de Educação Física no desenvolvimento da coordenação.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
ROSA, G. K. B., MEDINA, J., BASTOS, C. B., & MARQUES, N. (2015). AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS DE 2 A 6 ANOS DE IDADE. Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://doi.org/10.16887/5273
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).