AVALIAÇÃO DE ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DO PROJETO PIRACEMA - "NATAÇÃO PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS".

Autores

  • CASSANDRA CLAAS ALVES
  • LAUDEMIRO VOLMAR DA CUNHA TRINDADE
  • SANDRA MARA MAYER

Palavras-chave:

Avaliação Motora, Atividades Aquáticas, População de Portadores de Necessidades Especiais

Resumo

O Projeto Natação para Portadores de Necessidades Especiais (Piracema), é uma pareceria entre a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Trata-se de um dos mais antigos projetos criados pela UNISC e ele ocorre desde 1984 atendendo em torno de 30 alunos, com as mais diversas patologias. O objetivo do projeto é promover atividades no meio líquido de forma que os alunos aumentem seu repertório de atitudes na água e quando possível fora dela também. Essa pesquisa tem por objetivo avaliar a idade motora dos alunos participantes do projeto. Foram sujeitos desse estudo 14 alunos de ambos os sexos. Foi aplicado testes de Escala de Desenvolvimento Motor (EDM). Avaliou-se os alunos conforme suas idades motoras gerais e em cada um dos aspectos específicos dos testes: Motricidade Fina, Motricidade Global, Equilíbrio, Esquema Corporal/Rapidez, Organização Espacial e Linguagem/Organização Temporal. Constatou-se que na Idade Motora Geral a maioria dos alunos têm 4 anos; Sobre a Motricidade Fina foi-se avaliado que parte dos alunos tem idade motora de 2 anos ou menos; No aspecto da Motricidade Global uma fração dos alunos têm 2 anos de idade motora ou menos; Sobre o Equilíbrio metade dos alunos têm a idade motora avaliada em 2 anos ou menos; No que tange ao Esquema Corporal/Rapidez o maior percentual de alunos têm idade motora de 3 ou 4 anos; O teste de Organização Espacial mostra que grande parte dos alunos têm idade motora de 3 anos; E por fim, sobre a Linguagem/Organização Temporal uma porção dos alunos têm idade motora de 2 anos ou menos e outra fração têm idade motora de 5 anos. Portanto, ao final desse trabalho concluímos que conforme os transtornos neurológicos ou físicos os alunos encontraram várias dificuldades nos seus diferentes aspectos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ALVES, C. C., TRINDADE, L. V. D. C., & MAYER, S. M. (2013). AVALIAÇÃO DE ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DO PROJETO PIRACEMA - "NATAÇÃO PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS". Fiep Bulletin - Online, 79(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3354

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>