O SIGNIFICADO DO LAZER NA TERCEIRA IDADE
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v79i1.3214Palavras-chave:
Envelhecimento, lazer, aspectos sociaisResumo
Este estudo de natureza exploratória descritiva teve como objetivo apreender o significado do lazer na terceira idade. A população envolvida compreendeu os idosos membros de um grupo da terceira idade do Centro de Reabilitação do Idoso (CRI) situado no bairro do Roger – JP. Sendo selecionada uma amostra de nove sujeitos que aceitaram participar do estudo mediante o consentimento livre e esclarecido conforme preconizado pela resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. São idosos ávidos pela vida, pelo conhecimento, produtivos, diferentes daqueles apregoados pela nossa sociedade materialista. A coleta de dados ocorreu na referida instituição através da técnica de entrevista semi-estruturada. Para trabalhar o material coletado foi utilizada a análise interpretativa. Os resultados evidenciaram unanimidade quanto à importância que os idosos atribuem ao lazer nas suas vidas, significando para os mesmos, diversão, desenvolvimento pessoal, saúde física e mental e distração. Assim, a prática do lazer é estímulo de vida e desmistifica o ser doente, incapaz e dependente que é rotulado pela sociedade discriminatória da qual fazemos parte.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SIMPSON, C. A., SILVA, A. O., DE OLIVEIRA, M. F., MENESES, R. M. V., & DOS SANTOS, V. R. C. (2013). O SIGNIFICADO DO LAZER NA TERCEIRA IDADE. Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v79i1.3214
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).