PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE PRATICANTES DE CAPOEIRA
DOI:
https://doi.org/10.16887/fiep%20bulletin.v83i1.2975Palavras-chave:
Antropometria, capoeira, somatotipoResumo
Os benefícios da prática regular de uma atividade física assim como a manutenção de níveis adequados de aptidão física são evidentes. Sendo aptidão cardiorrespiratória, resistência/força muscular, flexibilidade e composição corporal os componentes da aptidão física associados ao melhor desempenho nas atividades de vida diária (AVD's) (DIAS et al., 2008). Acredita-se que a prática periódica da modalidade capoeira é capaz de alterar os níveis de aptidão física assim como promover mudanças no físico de seu praticante, pois esta é considerada uma atividade vigorosa segundo a venda da modalidade por profissionais da área. Desta forma a melhoria na qualidade de vida de seus praticantes tal qual o melhor desempenho da funcionalidade destes em suas AVD's são esperados. Os sujeitos, entre 19 e 55 anos idade, de ambos os sexos, eram praticantes de capoeira, integrantes de dois grupos sediados no Município do Rio de Janeiro. O grupo de um modo geral apresentou IMC de 25,49 + 4,05, que significa dizer que, em média, o grupo como um todo está classificado como sobrepeso. com relação ao RCQ o grupo inteiro apresentou baixo risco de desenvolver doenças, não apresentando redução significativa no valor deste índice entre os subgrupos, e nem acrécimo, o que pode indicar, no mínimo, a manutenção do baixo risco para desenvolver doenças cardiovasculares.A prática de capoeira como atividade física parece ser eficaz para trazer a seus praticantes benefícios tais como redução de massa gorda e aumento de massa magra, além de parecer importante para a manutenção do baixo risco de desenvolver doenças cardiovasculares.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
NERY, F., & ALBERGARIA, M. (2013). PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE PRATICANTES DE CAPOEIRA. Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://doi.org/10.16887/fiep bulletin.v83i1.2975
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).