Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço de 1,5; usa uma fonte de 11-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Estou ciente de que, além do artigo em formato DOCX (versão com os nomes e versão sem os nomes), também devo enviar no momento da submissão o Termo de transferência de direitos autorais, o Termo de divulgação de potencial conflito de interesse, a Declaração de contribuição dos autores e o comprovante de pagamento da Taxa para submissão de artigos no valor de R$ 240,00. O pagamento deverá ser efetuado por meio do PIX em favor da Delegacia da FIEP no Brasil – Chave é o CNPJ 09.688.116/0001-30.

Diretrizes para Autores

Instruções para envio dos manuscritos:

- Os artigos completos deverão ser enviados diretamente pelo site.

- Os autores devem certificar-se de que o artigo está de acordo com o "template de artigos com autores" e "template de artigos sem autores" já na submissão.

- É necessário, no processo de submissão, envio do arquivo em formato word nas duas versões (com nome dos autores e sem nome dos autores). Também é necessário, no momento da submissão, envio dos documentos abaixo, todos em PDF e assinados por todos os autores do artigo:

1 - Termo de transferência de direitos autorais.

2 - Termo de divulgação de potencial conflito de interesse

3 - Declaração de contribuição dos autores.

 

Nos acompanhe por meio das nossas redes sociais @fiep.brasil

 

Dupla submissão, Plágios e ética em publicação:

Os artigos submetidos ao Bulletin FIEP serão considerados para a publicação somente com condição de que não tenham sido publicados ou não estejam em processo de avaliação para publicação em outro periódico, seja na sua versão integral ou em parte, assim como não compartilha com plágios conforme recomenda o Committee on Publication Ethics (https://publicationethics.org/).

 

Conflito de interesses:

Deve ser explicitado qualquer potencial de conflito de interesses relacionado ao artigo submetido, ou seja, mencionadas as situações que poderiam influenciar de forma inadequada o desenvolvimento ou conclusões do artigo.

 

Direitos autorais:

São de inteira responsabilidade dos autores todas as declarações publicadas. No entanto, os autores concordam que todo material publicação torna-se propriedade do periódico, que passa a reservar os direitos autorais. Portanto, nenhum material publicado no FIEP BULLETIN poderá ser comercializado sem permissão por escrito do periódico. Todos os autores dos artigos submetidos ao FIEP BULLETIN deverão assinar o Termo de Transferência de direitos autorais, que entrará em vigor a partir da data de aceite do artigo.

 

Comitê de Ética em Pesquisa:

Trabalhos que relatem resultados realizados em seres humanos devem apresentar no corpo do artigo o respectivo número de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição, de acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº466 de 12 de dezembro de 2012.

 

Revisão pelos Pares:

Todos os artigos científicos submetidos serão avaliados por ao menos dois pareceristas (na modalidade duplo-cedo) com experiência e competência profissional na respectiva área do trabalho e que emitirão parecer fundamentado, os quais serão utilizados pelos editores para decidir sobre a aceitação do mesmo. Os critérios para avaliação incluem: originalidade, contribuição para o corpo de conhecimento da área, adequação metodológica, clareza e atualidade. Os artigos aceitos para publicação poderão sofrer revisões editoriais para facilitar sua clareza e entendimento, sem alterar seu conteúdo.

 

Forma de Estruturação do Artigo

Os arquivos deverão ser enviados obedecendo às normas abaixo e de acordo com o TEMPLATE.

1. O título do artigo deverá estar em negrito (não exceder a 10 palavras), com letras maiúscula e justificada à esquerda. Na linha seguinte, incluir nome completo do (s) autor (es) e orientador (es) em maiúsculo, alinhados à direita. Na linha abaixo, inserir o nome da Instituição, cidade, estado, país.

2. O arquivo deverá ser enviado no programa “Microsoft Word”, fonte tipo Arial 11, com espaço de 1,5, entre linhas, justificado e configuração de página Superior: 2,54 cm, Inferior: 2,54 cm, Margem Direita: 2,54 cm e Margem Esquerda: 2,54 cm. Não serão aceitos trabalhos enviados em PDF.

3. Artigo completo deverá possuir de 12 a 13 laudas (incluindo e resumos) excluindo-se às referências, em Inglês, Espanhol ou Português. Os gráficos, figuras, tabelas, quadros, fotos devem ser incluídos diretamente no texto e com qualidade de 300 DPI (formato JPEG).

4. O manuscrito deverá possuir, obrigatoriamente, a seguinte estrutura conforme:

4.1. Título;

4.2. Nome do (s) autor (es);

4.3. Filiação;

4.4. Resumos em espaço simples e justificado (mínimo de 150 palavras e máximo de 250 palavras) nos idiomas: Inglês, Francês, Espanhol e Português (seguindo esta ordem), com suas respectivas palavras-chaves (limite de 5 separadas por vírgula para cada idioma) de acordo com Descritores em Ciências da Saúde – DECs (http://decs.bvs.br);

4.5. Introdução (com respectivo objetivo);

4.6. Metodologia;

4.7. Resultados;

4.8. Discussões;

4.9. Conclusões;

4.10. Referências Bibliográficas.

Com relação as Referências Bibliográficas:

As Referências Bibliográficas devem ser limitadas a trinta (30) e conter todos os dados necessários à identificação das obras, dispostas em ordem alfabética, segundo as normas APA. Para distinguir trabalhos diferentes de mesma autoria, será levada em conta a ordem cronológica, segundo o ano da publicação. Se em um mesmo ano houver mais de um trabalho do(s) mesmo(s) autor(es), acrescentar uma letra ao ano (Ex. 1999a; 1999b). Na lista das Referências, cada trabalho referenciado deve ser separado do seguinte também por espaço duplo e apresentado em ordem alfabética, não numerado.

Após as referências deverão constar os seguintes dados dos autores, iniciando-se pelo principal, para possível publicação na Revista.: 1. Endereço completo (somente do principal), 2. Telefone e 3. E-mail.

Tipos de Citações nas Normas APA

Existem diversos tipos de citações nas Normas APA, cada uma com suas particularidades. Desde citações diretas até citações de materiais online, é essencial compreender quando e como utilizá-las.

Citações Diretas nas Normas APA

As citações diretas desempenham um papel fundamental em fortalecer argumentos, fornecendo evidências concretas.

Ao incorporar citações diretas, certifique-se de seguir as regras de pontuação e formatação definidas pelas Normas APA.

Citação Direta Curta nas Normas APA

Citações curtas, com menos de 40 palavras, são consideradas citações diretas curtas. Essas devem ser incluídas no corpo do texto, entre aspas, com a devida referência ao autor e ano da publicação.

Citação Direta Longa nas Normas APA

Para citações diretas longas, com 40 palavras ou mais, é necessário criar um bloco separado, recuando a margem esquerda. Isso melhora a legibilidade e destaca a citação dentro do texto.

Citação Indireta nas Normas APA

A citação indireta envolve a paráfrase do conteúdo original. Ao fazer isso, é vital preservar a essência do argumento, mantendo a fidelidade às ideias do autor original.

Citação de Citação nas Normas APA

Quando citando uma fonte que foi citada por outra, é crucial localizar e citar a fonte original sempre que possível. Isso assegura a precisão das informações apresentadas.

Separamos alguns exemplos de citações nas normas APA abaixo para que você possa adaptar o seu trabalho acadêmico.

  • Citação no texto: É imprescindível em qualquer trabalho escrito, apresentar uma contribuição original e incluir citações apropriadas, e incluir citações adequadas dos trabalhos de outros autores. O método de citação usado pela APA é autor, data que inclui o sobrenome do autor, seguido da data de publicação do documento. Podem aparecer no texto em formato de narrativa ou entre parênteses. Citação entre parênteses: Forneça o autor e a data de publicação entre parênteses, separados por vírgula e ou “ &”.

Abaixo segue tabela que lista as regras para apresentação de citações em texto, em narrativa e entre parênteses:

É importante ressaltar que o padrão APA geralmente é utilizado apenas para citação e referência, além da formatação das páginas. Os demais elementos do texto seguem o mesmo padrão ABNT, o qual no Brasil você pode estar mais familiarizado.

 

Observação: Ilustrações e tabelas, com as respectivas legendas, devem ser inseridas no corpo do texto, no caso de ilustrações, em arquivos em extensão JPEG, em modo CMYK para as coloridas e modo grayscale (tons de cinza) para as P&B, com resolução de 300dpi.

 

Taxa para submissão de artigos / Article Submission Charges (ASC)

O autor, no momento da submissão do artigo deve também anexar comprovante de pagamento do PIX no valor de R$ 240,00. O PIX deve ser realizado em favor da Delegacia da FIEP no Brasil, chave CNPJ 09688116000130

Observação:  Valor para publicações de fevereiro à julho. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados pela FIEPS, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.