GAMETERAPIA COMO PRÁTICA TERAPEUTICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS
Palavras-chave:
pessoas com deficiências, realidade virtual, reabilitação.Resumo
A participação de pessoas com deficiência em programas de atividade física vem sendo estimulada, no entanto, existem dificuldades para elaborar estratégias terapêuticas que consigam respeitar suas diferenças. Alguns recursos podem ser utilizados como ferramentas de trabalho dos profissionais da saúde destacando-se o vídeo game. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão bibliográfica sistematizada sobre da utilização de vídeo games como pratica terapêutica (gameterapia) para pessoas com deficiências. Os bancos de dados utilizados foram o National Center for Biotechnology Information (PubMed) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). As palavras-chave utilizadas para a busca foram: virtual reality; disabled persons; wii e suas combinações. Foram incluídos na busca estudos publicados entre 2012 a 2015, artigos completos, com aplicação da gameterapia como intervenção em pessoas com deficiências. A partir dos critérios descritos acima foram incluídos nesta pesquisa seis artigos para análise detalhada. Nestes estudos as variáveis avaliadas foram: a coordenação motora, agilidade, deslocamento e descarga de peso, ajustes posturais, equilíbrio e força muscular de membros inferiores. A partir dos resultados encontrados podemos concluir que a utilização de gameterapia melhorou significativamente o desenvolvimento e capacidades físicas de pessoas com deficiência. É importante ressaltar que, a área de pesquisa é relativamente nova, portanto a consistência das evidências ainda não são tão forte, havendo estudos de baixo teor científico, com amostras pequenas ou relatos de caso
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Como Citar
SERRA, M. V. G. B., HIRAGA, C. Y., QUEMELO, P. R. V., VASSIMON, H. S., & TONELLO, M. G. M. (2016). GAMETERAPIA COMO PRÁTICA TERAPEUTICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS. Fiep Bulletin - Online, 86(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/86.a1.85
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