O DESENVOLVIMENTO DAS VARIÁVEIS SOMATOMOTORAS EM PARTICIPANTES DO PROJETO PIRACEMA - “NATAÇÃO PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS”.

Autores

  • SILVIA ELSINA DOS SANTOS MORAES
  • SANDRA MARA MAYER
  • LAUDEMIRO VOLMAR DA CUNHA TRINDADE
  • JÔSE LUISA RACHOR

Palavras-chave:

PPNE, natação, intervenção aquática

Resumo

Introdução: O Projeto Piracema - Natação para Portadores de Necessidades Especiais, é desenvolvido em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). É um projeto extensionista da universidade e atua desde 1984, nas dependências da Piscina Pedagógica da UNISC. Ao iniciarem no projeto, os indivíduos são submetidos a uma bateria de testes, e após a intervenção aquática de 6 meses, são realizados os pós-testes. Objetivo: proporcionar às pessoas Portadoras de Necessidades Especiais a possibilidade de desenvolver experiências na água e com a água, como meio de promoção de seu desenvolvimento como ser humano, contribuindo com o processo de inclusão. Métodologia: foram sujeitos deste estudo, 16 portadores de necessidades especiais, com idade entre 09 e 40 anos. Nessa bateria de testes, os aplicados foram arremesso de medicine ball, salto horizontal e flexibilidade. Resultados: no teste de medicine ball 93,75% aumentaram seus índices, 6,25% diminuíram, todos participantes avaliados conseguiram realizar o teste. Em relação ao teste do salto horizontal, verificamos que em relação ao pré e pós-teste 75% aumentaram seus índices, 6,25% diminuíram seus índices e 18,75% dos participantes avaliados não conseguiram realizar o teste. No teste de flexibilidade, 56,25% aumentaram seu índice, 31,25% diminuíram seus índices, 6,25% mantiveram o mesmo índice da pré-testagem e 6,25% não realizaram o teste. Conclusão: com relação ao estudo sobre o perfil somatomotor dos participantes do Projeto Piracema percebemos, que através de uma intervenção de atividades lúdico-aquáticas pelo período de 6 meses, obteve-se uma melhora significativa nos participantes avaliados. Portanto, considerando suas dificuldades e patologias, os índices apresentados estão abaixo do considerado como Zona Saudável Aptidão Física (ZSApF) pelo PROESP-BR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

MORAES, S. E. D. S., MAYER, S. M., TRINDADE, L. V. D. C., & RACHOR, J. L. (2014). O DESENVOLVIMENTO DAS VARIÁVEIS SOMATOMOTORAS EM PARTICIPANTES DO PROJETO PIRACEMA - “NATAÇÃO PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS”. Fiep Bulletin - Online, 78(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3774

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.