INSATISFAÇÃO COM AIMAGEM CORPORALDE ALUNOS DO CENTRO FEDERALDE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE CAMPOS CONFORME O NÍVELDE ESCOLARIDADE.

Autores

  • JÚLIA DE FÁTIMA RIBEIRO GAMA
  • ÂNGELO LUIS DE SOUZA VARGAS

Palavras-chave:

imagem corporal, estética, Educação Física Escolar

Resumo

Aimagem mental se constrói a partir da integração de várias modalidades sensoriais e diversos processos psíquicos que estão continuamente em intercâmbio (TAVARES, 2003), assim como de aspectos sociais e culturais, que são também determinantes em sua construção, evoluindo constantemente ao longo da vida. Os bens sociais são vinculados à pertença do sujeito a essa sociedade que prioriza o desejo. O corpo assume papel de estimulador à cultura do “narcisismo”, onde as “próteses” oferecidas pela sociedade de consumo são necessárias para que o sujeito sinta-se em foco, sinônimo de sua existência (CARRETEIRO, 2005). Assim, o presente estudo propõe levantar indicadores que possibilitem identificar os níveis de satisfação da imagem corporal de estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos dos Goytacazes, conforme o nível de escolaridade. Os dados obtidos foram estudados através de estatística descritiva e inferencial. Utilizando-se para a primeira, referências de médias, variâncias, desvio padrão e demais estatísticas quando necessário. Para a análise inferência,l utilizou-se a ANOVA de fator único. Foram avaliados 300 alunos, sendo 100 alunos do Ensino Médio (EM), 100 do ensino Superior (ES) e 100 da pós-graduação (PG). Conclui-se, diante da análise dos dados apresentados neste estudo, não haver quaisquer indicadores de insatisfação com a imagem corporal, contudo deve-se atentar para o gradativo aumento de insatisfação com a imagem corporal, principalmente com o público feminino, conforme o aumento na graduação dos sujeitos testados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

GAMA, J. D. F. R., & VARGAS, ÂNGELO L. D. S. (2013). INSATISFAÇÃO COM AIMAGEM CORPORALDE ALUNOS DO CENTRO FEDERALDE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE CAMPOS CONFORME O NÍVELDE ESCOLARIDADE. Fiep Bulletin - Online, 79(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3306

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>