RESUMO HISTÓRICO DA FIEP NO BRASIL (1949-2010)

Autores

  • Almir Adolfo Gruhn

Resumo

A história da FIEP no Brasil iniciou em 1949, com a participação de uma Delegação composta por 22 brasileiros, representando vários Estados e participaram da II LINGIADA DE ESTOCOLMO - Suécia, no período de 27 de Julho a 13 de Agosto de 1949, quando o Presidente Mundial da FIEP, Major Joseph G. Thulin, nesta oportunidade designou os primeiros Delegados da FIEP para o Brasil, que aproveitaram para convidar o Prof. Thulin para visitar o Brasil e países da América do Sul, o que aconteceu no ano seguinte.

Os Professores Alfredo Colombo (Rio de Janeiro e Leste do Brasil); Sylvio José Raso (Minas Gerais e Norte do Brasil); Antonio Boaventura da Silva (São Paulo e Oeste do Brasil) e o Jacintho Francisco Targa (Rio Grande do Sul e região Sul do Brasil), são os nossos pioneiros e tiveram a responsabilidade de iniciar a implantação e estruturação da FIEP em nosso país.

Em 1951, foi realizado na cidade de Santos/SP o primeiro curso com apoio da FIEP do Brasil. Em 61 anos foram realizados 265 eventos com a logomarca da FIEP, em 24 estados e em 53 cidades. Promoções/Apoio/Chancela de eventos: Congressos, Circuitos, Seminários, Jornadas, Fórum, Encontros e Pós-Graduações; No Brasil fomos sede e promotores de 4 Congresso Mundiais.

O grande marco da FIEP são os Congressos Internacionais de Educação Física realizados na cidade de Foz do Iguaçu no Estado do Paraná / Brasil, desde Janeiro de 1986 a 2010 foram 25 Congressos Internacional participaram mais de 52 mil congressistas vindos de 50 paises.

A FIEP do Brasil marca a sua presença na historia da FIEP MUNDIAL por sua ousadia, através de suas ações para a Educação Física, Nossos principais projetos são: - FIEP na INTERNET, - Implantação da CASA DA EDUCAÇÃO FÍSICA - FIEP, - Projeto dos PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEM FRONTEIRA DA FIEP, - Implantação do Projeto da TVFIEP.COM; - O FIEP BULLETIN ON-LINE.

A FIEP também marcou presença na implantação do Sistema CONFEF/CREF/s, temos Delegados que fazem parte da Diretoria do CONFEF, e também vários como Conselheiros Federais e Estaduais.

A Delegacia Geral do Brasil, desde o inicio apoiou o Movimento da Regulamentação da Profissão de Educação Física, tendo inclusive ocorrido o lançamento oficial do Movimento em Prol da Regulamentação no Congresso Internacional que a Delegacia Geral do Brasil realizou na Cidade de Foz do Iguaçu/PR, em janeiro de 1995

Destacamos que a posse solene dos membros conselheiros do 1º Conselho Federal de Educação Física - CONFEF, realizou-se na Abertura do 14º Congresso Internacional de Educação da FIEP em Foz do Iguaçu/PR, como agradecimento ao apoio da FIEP ao Movimento da Regulamentação, realizado no dia 10 de Janeiro de 1999 às 21 h, coordenado pelo Prof. Edson Cardoso, atual Presidente da FBAPEF, presenciado por mais de 1500 congressistas.

A FIEP, tem sido a entidade pioneira na elaboração de Manifestos nesse sentido, ressaltando-se o brilhante legado do documento norteador representado pelo “Manifesto Mundial de Educação Física - FIEP 2000”, que tem sido uma referência para todas as reflexões e ações da área e foi o Prof. Dr. Manoel Tubino, um Brasileiro responsável para apresentação do Manifesto Mundial

Na Reunião Plenária Mundial, profissionais do Brasil foram eleitos para a Diretoria Mundial da FIEP, mandato de 2000/04,: Prof. Dr. Manoel José Gomes Tubino (Presidente); Prof. Almir Adolfo Gruhn (Secretário Geral ) e o Prof. Ms Paulo Ernesto Antonelli (Tesoureiro), com o trabalho realizado forma reeleitos em 2004/08 e em 2008/12, com o Falecimento do Presidente Manoel Tubino, o Secretário assumiu a Presidência até o final do mandato em 2012.

A Delegacia da FIEP no Brasil, agradece a todos os profissionais que prestaram serviços voluntários para o desenvolvimento da FIEP no Brasil, que não mediram esforços para participar de eventos, reuniões, viagens nestes 61 anos.

Ser Delegado da FIEP é uma conquista pelo trabalho em seu Estado, passa a fazer parte dessa grande família que tem suas responsabilidades, direitos e deveres como em qualquer outras instituição.

Com certeza os 310 professores, que já fizeram ou fazem parte da História da FIEP, nossos sinceros agradecimentos.

Estamos com uma instituição estrutura com Delegado em Todos os Estados, e o Comitê Brasileiro da FIEP.

O lançamento do Livro dos 60 anos da FIEP no Brasil, foi um marco historio, contando a historia da FIEP Brasil em todos os Estados.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Gruhn, A. A. (2012). RESUMO HISTÓRICO DA FIEP NO BRASIL (1949-2010). Fiep Bulletin - Online, 79(2-3). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2551

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS