PROGRAMA DE EXERCÍCIOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.16887/85.a2.96Palavras-chave:
Síndrome de Down, exercício físico, promoção de saúde.Resumo
A síndrome de Down (SD) é uma condição genética que resulta em características físicas e intelectuais específicas, ocasionando um atraso no desenvolvimento. O objetivo deste artigo foi determinar, por meio de uma revisão de literatura sistemática, protocolos de exercício utilizados em crianças e adolescentes com SD. Na busca foram identificados 30 estudos, a partir da aplicação dos critérios previamente definidos, apenas 9 fizeram parte do escopo desta revisão, sendo que desses, três tratavam-se de exercícios aeróbicos, dois de exercícios resistidos, dois protocolos misto, um exercício vibratório. Conclui-se que todos estudos apresentaram benefícios a essa população, entretanto não existe um consenso sobre qual a melhor atividade a ser indicada. Sugerimos que estudos futuros devem propor diferentes protocolos de exercícios para análise de cada variável avaliada a fim de estabelecer melhores parâmetros para a prática da atividade física dessa população.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
REIS, J. R. G., NASCIMENTO, L. C. G. D., & TONELLO, M. G. M. (2015). PROGRAMA DE EXERCÍCIOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://doi.org/10.16887/85.a2.96
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).