FORÇA DE PREENSÃO PALMAR DE INDIVÍDUOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.16887/85.a2.82Palavras-chave:
Preensão palmar, musculação, predominância.Resumo
O objetivo do presente estudo foi comparar a força de preensão palmar entre mão dominante e não dominante de indivíduos praticantes de musculação. Participaram do estudo 20 indivíduos praticantes de musculação, com idade compreendida entre 20 a 35 anos, treinando regularmente 3 vezes por semana. Para análise da força de preensão palmar foi utilizado o dinamômetro Takei® Mecânico Manual que mede a força em função da quantidade de tensão produzida, com capacidade de 0 a 100 Kg/f (quilograma por força), previamente calibrado. Para análise de comparação entre a força de preensão da mão dominante e não dominante pré e pós-teste foi utilizado o teste “t de Student” com nível de significância de p < 0,05. Pode-se identificar no sexo masculino que a média da força de preensão palmar (FPP) da mão dominante (MD) no pré-teste foi de 57,30 Kg já no pós-teste foi de 56,85 Kg havendo assim um decréscimo da força. O mesmo ocorreu na mão não dominante (MND) onde a média no pré-teste foi de 55,95 Kg e no pós-teste 53,80 Kg, no entanto quando se realizou a análise estatística não obteve diferença estatisticamente significativa. Já no sexo feminino a média da FPP da MD no pré-teste foi de 29,75 Kg, no pós-teste foi de 29,45 Kg havendo também um decréscimo da força. Contudo a média da FPP da MND no pré-teste foi de 29,10 Kg, já no pós-teste foi de 29,70 Kg observou-se um aumento de força, porém não demonstraram haver diferença estatisticamente significativa entre o pré e o pós-teste. Conclui-se que, no presente estudo a FPP de indivíduos praticantes de musculação do sexo masculino e do sexo feminino, quando comparado MD e MND não houve diferença significativa entre os lados.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
HILDEFONSO, D. M., CELANTE, F. T., SILVA, M. C. F. D., & SILVA, A. L. D. (2015). FORÇA DE PREENSÃO PALMAR DE INDIVÍDUOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO. Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://doi.org/10.16887/85.a2.82
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).