INCIDÊNCIA DE IDOSOS HIPERTENSOS COM CAPACIDADE FUNCIONAL ALTERADA POR MEIO DE ÍNDICE DE KATZ.
DOI:
https://doi.org/10.16887/85.a2.66Palavras-chave:
Idosos, Hipertensos, Capacidade funcional alterada.Resumo
Objetivo: Investigar a incidência de idosos hipertensos com capacidade funcional alterada. Método: pesquisa de campo, do tipo descritiva com abordagem quantitativa. O estudo teve como cenário a Unidade Básica de Saúde Pio-X, distrito de Umari-CE. Participaram do estudo 46 idosos que se enquadram nos critérios de inclusão. Os dados obtidos, a partir da ficha de dados sócio-demográficos e do formulário de avaliação das atividades de vida diária embasado no Índice de Katz, foram analisados no SPSS (versão 21) descritos e apresentados em tabela. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Santa Maria, conforme CAAE: 32362614.2.0000.5180. Resultados: a amostra apresentou maioria do sexo feminino 60,9%, os casados são 67,4%, não moram sozinhos 91,3% e tem filhos 95,7%. Quanto aos índices de Katz 47,8% apresentaram-se como independentes para todas as atividades, seguido por independentes para todas as atividades menos uma 28,3%. Conclusão: os resultados evidenciaram que a maioria da população idosa é considerada independente, mas necessita de um olhar especial, que deve ser individual voltado a atender as necessidades dos idosos sem tirá-los o direito de fazer por si mesmo o que são capazes de realizar sozinhos. Isso indica a necessidade de mais estudos e medidas preventivas para reduzir a diminuição da habilidade das atividades de vida diária.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
ALENCAR, A. P. A. V., QUENTAL, O. B. D., OLIVEIRA, G. S., LOURENÇO, L. C., & FEITOSA, A. D. N. A. (2015). INCIDÊNCIA DE IDOSOS HIPERTENSOS COM CAPACIDADE FUNCIONAL ALTERADA POR MEIO DE ÍNDICE DE KATZ. Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://doi.org/10.16887/85.a2.66
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).