AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES EM DIFERENTES REDES DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.16887/85.a2.64Palavras-chave:
Desenvolvimento motor, escolares, coordenação motora.Resumo
O presente estudo tem como objetivo avaliar o desenvolvimento motor de escolares do primeiro ano do ensino fundamental de diferentes redes de ensino da cidade de Mossoró. A amostra foi composta por 41 alunos na faixa etária de 5 – 6 anos, sendo 20 do sexo masculino e 21 do sexo feminino, de uma escola estadual, uma municipal e uma particular. O instrumento metodológico utilizado foi bateria de testes de coordenação motora para crianças (Körperkoordination Test für Kinder – KTK) de Kiphard e Schilling (1974) composto por quatro testes: equilíbrio sobre a trave, saltos laterais, saltos monopedais e transferência sobre plataformas. Os resultados indicaram que os alunos do sexo masculino da escola estadual estão mais coordenados do que os da escola municipal e particular, enquanto que as alunas do sexo feminino da escola particular apresentaram melhor coordenação motora do que as da escola estadual e municipal. A avaliação ainda mostra que, no geral, as meninas das três escolas tiveram melhor coordenação do que os meninos. Conclui-se que fatores como ambiente e espaços inadequados, falta de incentivo e de orientação adequada podem contribuir para a pouca realização de atividades físicas nas crianças e conseqüentemente levam a menores índices de coordenação motora.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SANTOS, H. R. D. O., NASCIMENTO, G. L. D., LOPES, E. E. D. S., MEDEIROS, R. K. D., & MEDEIROS, H. J. D. (2015). AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES EM DIFERENTES REDES DE ENSINO. Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://doi.org/10.16887/85.a2.64
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).