ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE ACAMADO EM DOMICÍLIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.16887/85.a2.60Palavras-chave:
cuidados de enfermagem, paciente acamado, Estratégia Saúde da Família.Resumo
Objetivou-se Identificar os cuidados executados pelo enfermeiro da Estratégia Saúde da Família em relação ao paciente acamado em domicílio. Através de uma revisão sistemática realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Scientific Electronic Library Online (SciELO), National Library of Medicine (NLM) e Biblioteca Cochrane, com inclusão de artigos publicados entre 2000 e 2013, disponíveis na íntegra e com acesso livre e gratuito. Nos artigos analisados foram identificados os seguintes cuidados: visita domiciliar e ações educativas; atividades relacionadas a sondas, traqueostomia, lesão de pele, curativos; orientação quanto à organização do ambiente doméstico, alimentação e higiene; administração de medicamentos e atividades voltadas ao conforto e controle da dor. Conclui-se que os estudos demonstraram que o enfermeiro executa diversos cuidados relativos à adaptação do paciente e de seus familiares a uma nova condição de vida.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
VIEIRA, H. F., BEZERRA, A. L. D., SOBREIRA, M. V. S., SILVA, J. B. D., & FEITOSA, A. D. N. A. (2015). ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE ACAMADO EM DOMICÍLIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://doi.org/10.16887/85.a2.60
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).