GINÁSTICA LABORAL: AS PERSPECTIVAS DA SUA PRÁTICA NA REDUÇÃO DO CANSAÇO FÍSICO
DOI:
https://doi.org/10.16887/85.a2.56Palavras-chave:
Exercícios Laborativos. Alongamento. Exercício e Saúde.Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da Ginástica Laboral, mediante intervenção com aplicação de exercícios de alongamento e relaxamento para os comerciários de Dourados-MS, com o intuito de auxiliar na redução do cansaço físico devido às longas horas em sua jornada de trabalho. A amostra compôs-se de 42 sujeitos, de ambos os sexos, com idades entre 18 e 60 anos, com aplicação de teste e reteste, intercalados por intervenção, com 15 minutos, duas vezes na semana, no início da jornada de trabalho, que caracteriza a Ginástica Laboral como preparatória. Com a intervenção, encontrou-se melhora para as queixas de dores nos braços e na região cervical e significante redução nas consultas médicas no período de intervenção, demonstrando os benefícios com a implantação do programa de Ginástica Laboral entre a amostra. Concluiu-se que, com o programa organizado e aplicado de acordo com as necessidades dos trabalhadores, houve redução no cansaço físico e melhora da disposição para a realização das tarefas na jornada de trabalho com menos queixas de dores.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
PEDROSO, W. R., & PARIZOTTO, Z. A. M. (2015). GINÁSTICA LABORAL: AS PERSPECTIVAS DA SUA PRÁTICA NA REDUÇÃO DO CANSAÇO FÍSICO. Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://doi.org/10.16887/85.a2.56
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).