A “SOCIEDADE DO RISCO” E A PRÁTICA DE ATIVIDADES NA NATUREZA: MERGULHANDO NA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.16887/85.a2.47Palavras-chave:
Risco Cultivado. Atividades na Natureza. Esporte.Resumo
Este artigo foi elaborado a partir de um recorte da revisão de literatura da tese de Doutorado, intitulada “O Imaginário Social das mulheres praticantes de risco extremo – um mergulho no universo das apneístas”, com o objetivo de promover uma ampliação nas discussões a respeito do risco na sociedade contemporânea. Neste momento não nos preocupamos em discutir as questões relativas a gênero e esporte. Mergulhou-se em alguns conceitos, como o de “Sociedade do Risco”, Reflexividade, Globalização, Individuação, nas abordagens de Beck (1993) e Giddens (2002); de “Substância do Risco”, segundo Le Breton (2009); Controle Social do Risco, de Spink (2001); e da noção de risco voluntário e seus prazeres apresentada por Lupton & Tulloch (2002). Acredita-se que outros autores contribuem para a ampliação de conceitos e discussões sobre o risco. No entanto, optou-se por definições que pudessem auxiliar na ampliação das reflexões sobre a prática dos esportes que envolvem situações de risco realizadas na Natureza. A partir deste breve mergulho na literatura é possível levantar algumas questões como: A vivência do risco físico é deliberadamente escolhida pelos praticantes de esporte na Natureza? O que o risco representa para esses praticantes? Esses questionamentos emergem para a construção de novos olhares a respeito do risco nas atividades esportivas contemporâneas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
ABDALAD, L. S., CUNHA, M. A. T., NETTO, J. A., OLIVEIRA, E. M. D., & COSTA, V. L. D. M. (2015). A “SOCIEDADE DO RISCO” E A PRÁTICA DE ATIVIDADES NA NATUREZA: MERGULHANDO NA LITERATURA. Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://doi.org/10.16887/85.a2.47
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).