NÍVEIS DE CK E SUA RELAÇÃO COM O DESGASTE FÍSICO EM UMA TEMPORADA DE FUTEBOL.
DOI:
https://doi.org/10.16887/85.a2.38Palavras-chave:
futebol, creatina quinase, desgaste físico.Resumo
As Concentrações plasmáticas de creatina quinase (CK) vem sendo utilizadas como um indicador do estresse imposto a musculatura esquelética decorrente da atividade em varias modalidades esportivas, buscando apontar o desgaste físico de atletas de futebol. Porem, existem poucos trabalhos sobre a cinética pós-jogo dessa enzima e uma comparação com o desgaste da temporada competitiva. O objetivo foi analisar a cinética da concentração de CK em coletas seriadas em diferentes momentos antes-jogo e pós-jogo e suas devidas comparações com o tempo de jogo em uma temporada competitiva sem interrupção do cronograma de treinamentos. Participaram do estudo 12 atletas profissionais de futebol (24,2±3,1 anos, 178± 5,0 cm de altura, 10,5±1,2% de gordura corporal e VO2 max 65,0±4,5 ml/kg/min os quais participaram de toda a pré-temporada e participaram no mínimo 700 min de jogo). Estes foram submetidos a dois momentos de coleta uma antes-jogo e outra pós-jogo do campeonato Carioca da Série B de Profissionais. As concentrações plasmáticas da CK mostraram os seguintes valores CK antes-jogo (333,9 ± 195,9 UI.L-1), pós-jogo (471,6 ± 244,3 UI.L-1) e a diferença entre as duas coletas (137,6 ± 64,8 UI.L-1) e seus respectivos desvios padrão e o Teste T de Student (0,14). Já a comparação da CK antes-jogo e pós-jogo com a tempo jogado durante a temporada se mostraram pela correlação de Person Fraca Negativa com valor de -0,19 e -0,28 respectivamente. Conclui-se que os valores da concentração plasmática de CK podem medir o desgaste físico de atletas em uma temporada de futebol.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
ABREU, D. G. D., & FERNANDES, B. F. (2015). NÍVEIS DE CK E SUA RELAÇÃO COM O DESGASTE FÍSICO EM UMA TEMPORADA DE FUTEBOL. Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://doi.org/10.16887/85.a2.38
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).