EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E QUALIDADE DE VIDA PARA PORTADORES DE SINDROME DE DOWN (SD)
DOI:
https://doi.org/10.16887/85.a2.36Palavras-chave:
Síndrome de Down. Educação Nutricional. Qualidade de vida.Resumo
A Sindrome de Down (SD) é uma anomalia genética, com características fenotípicas específicas, juntamente com estas características os seus portadores apresentam um metabolismo basal baixo o qual está relacionado com o aparecimento da obesidade e das doenças crônicas não transmissíveis como: diabetes, cardiopatias, dislipidemias. O objetivo deste trabalho é apontar através da revisão da literatura, como a mudança de hábitos alimentares dos portadores de SD está diretamente relacionada à melhora da qualidade de vida, visto que a obesidade e estas doenças crônicas não transmissíveis que os acometem podem ser tratadas ou prevenidas com a alimentação. Para a fundamentação teórica foram utilizados artigos científicos publicados, dissertações e teses, sobre os portadores de SD e a Educação Nutricional como aspecto da melhora da qualidade de vida. Diante destes apontamentos, faz-se necessário que os hábitos alimentares saudáveis estejam presentes desde a infância das pessoas com SD, pois ao incentivar uma ingestão correta dos alimentos, a nutrição torna-se relevante na melhora da qualidade de vida destas pessoas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
ALMEIDA, M. F. A. D., OLIVEIRA, A. C. D., SCHITKOSKI, M. C., & FRASSON, A. C. (2015). EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E QUALIDADE DE VIDA PARA PORTADORES DE SINDROME DE DOWN (SD). Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://doi.org/10.16887/85.a2.36
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).