EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO COM CAFEÍNA SOBRE OS NÍVEIS GLICÊMICOS NO DIABETES TIPO 2 EXPERIMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.16887/85.a2.30Palavras-chave:
Diabetes, Cafeína, hiperglicemia.Resumo
A prevalência do diabetes vem crescendo mundialmente, configurando-se atualmente como uma epidemia resultante, em grande parte, do envelhecimento da população. Contudo, o sedentarismo, a alimentação inadequada e o aumento da obesidade também são responsáveis pela expansão global do diabetes. Os suplementos nutricionais ergogênicos são aqueles que podem promover aumento do desempenho físico além da capacidade fisiológica, e apresentam uma ação termogênica no organismo. Entretanto, a atividade biológica e validação científica destes suplementos ainda carecem de estudos para a sua comprovação clínica quanto aos seus benefícios termogênicos, colocando assim em dúvida a eficiência dessas substâncias. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da suplementação com o substância termogênica, a cafeína, sobre os níveis glicêmicos em animais diabéticos tipo 2. Para isso foi utilizado 38 ratos machos da linhagem Wistar, sendo 14 normoglicêmicos e 24 diabéticos, os animais foram submetidos a gaiola metabólica afim de verificar o consumo de água e alimento, volume de urina e glicosúria, após isto foram tratados com cafeína, e submetidos aos testes bioquímicos. Nossos resultados indicam que a suplementação com cafeína, um termogênico, frequentemente utilizado em atividades físicas e exercícios induz um estado de hiperglicemia e hepatoxicidade em animais diabéticos. Portanto, a sua prescrição e utilização deve ser controlada para pacientes diabéticos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
CARDIA, G. F. E., RODRIGUES, P. J., SPIRONELLO, R. A., GEALH, L., & CUMAN, R. K. N. (2015). EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO COM CAFEÍNA SOBRE OS NÍVEIS GLICÊMICOS NO DIABETES TIPO 2 EXPERIMENTAL. Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://doi.org/10.16887/85.a2.30
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).