BLITZ DA SAÚDE: PREVENINDO E PROMOVENDO SAÚDE DE FUNCIONÁRIOS DA UFMG
DOI:
https://doi.org/10.16887/85.a2.15Palavras-chave:
Saúde, Obesidade, SedentarismoResumo
A obesidade é atualmente um dos mais graves problemas de saúde pública no mundo, crescendo de forma progressiva e rápida é uma doença não transmissível. Observa-se que o nível/duração de atividades físicas praticadas vem diminuindo, aumentando o número de indivíduos sedentários e contribuindo para o aumento da obesidade. O objetivo foi analisar os valores da medida da circunferência abdominal, índice de massa corporal, sedentarismo, relacionados à idade e ao sexo. O estudo foi realizado com funcionários da Universidade Federal de Minas Gerais, durante a blitz da saúde, em uma amostra de 196 participantes - 132 mulheres e 64 homens de 16 a 83 anos de um estudo transversal no qual aplicou-se o questionário de limiares dos fatores de risco para doenças aterosclerótico e foram mensurados o Índice de Massa Corporal (IMC), Circunferência Abdominal (CA) e o sedentarismo de cada participante. Para verificar associações entre obesidade e sedentarismo foi utilizado o teste Qui quadrado. 50,75% das mulheres são sedentárias e os homens representam 40,62%. 23,48% das mulheres e 29,68% dos homens apresentam sobrepeso ou obesidade. 40,90% das mulheres e 21.87% dos homens apresentou risco cardiovascular aumentado/muito aumentado. Em relação aos grupos etários, apresentou maiores valores de CA e sobrepeso/obesidade o grupo de 55 anos e acima para as mulheres, e os homens para o mesmo grupo etário apresentou maior percentual no sedentarismo. No sexo feminino queda nos valores de sedentarismo relacionaram-se às quedas nos valores de CA. Com o aumento da idade nas o percentual de pessoas sedentárias também aumentou em ambos os sexos. A crescente tendência de sobrepeso e obesidade na população brasileira e a forte associação destes com fatores de riscos cardiovasculares tornam-se importantes intervenções que permitam reduzir o peso corporal, particularmente à gordura abdominal para que haja a prevenção e o controle de doenças cardiovasculares na população.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
MAIA, M. M., COUTO, A. C. P., & LEMOS, K. L. M. (2015). BLITZ DA SAÚDE: PREVENINDO E PROMOVENDO SAÚDE DE FUNCIONÁRIOS DA UFMG. Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://doi.org/10.16887/85.a2.15
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).