FUTEBOL: A HISTÓRIA SUCUMBIDA PELA INTOLERÂNCIA RACIAL
DOI:
https://doi.org/10.16887/85.a2.120Palavras-chave:
Futebol. Racismo. SociedadeResumo
O presente texto aborda a intolerância racial no futebol brasileiro, partindo do entendimento de que somos conhecidos como o país do futebol e que esse adjetivo foi dado pelo nosso jeito único de jogar. A nossa ginga, habilidade, capacidade de improviso é consequência da formação do povo brasileiro e, sendo o esporte a reprodução da sociedade em que vivemos, o nosso esporte bretão adquiriu essa identidade, do futebol arte, e teve a inserção dos negros, mulatos, mestiços como fator primordial para tal situação. Em uma época em que a discriminação racial era exacerbada, Gilberto Freyre e Mário Filho, postulavam uma democracia racial através do futebol. Entretanto, o que vem ocorrendo ao longo da história é a propagação do racismo em nossa sociedade, com inúmeras ocorrências dentro dos estádios. Nesse ano de 2014, dois pontos chamaram atenção sobre esses fatídicos acontecimentos: a incidência de casos e o encorajamento das vítimas em denunciarem essas agressões. Entre esses incidentes o “caso Aranha” ganhou maior repercussão, no entanto, isso não significa que esse caso seja mais grave que os outros, a violência desses atos racistas são da mesma magnitude. Para elaboração deste artigo realizou-se uma revisão da literatura, com ênfase em autores que abordam de forma crítica a inserção do negro no futebol e como a sonhada democracia racial, por meio do esporte, vem sendo sucumbida pela intolerância racial.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
PEREIRA, I. M. D., & GOIS, D. A. D. (2015). FUTEBOL: A HISTÓRIA SUCUMBIDA PELA INTOLERÂNCIA RACIAL. Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://doi.org/10.16887/85.a2.120
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).