ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS E SOCIAIS DOS CASOS DE AIDS QUE EVOLUÍRAM PARA ÓBITO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.16887/85.a2.1Palavras-chave:
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Morbidade, mortalidade.Resumo
O estudo objetivou analisar os aspectos epidemiológicos e sociais dos casos de AIDS que evoluíram para óbito no Estado do Rio Grande do Norte, no período de 2000 a 2013. Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo, utilizando-se banco de dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As informações foram compiladas para os programas Excel e SPSS 20.0. Os resultados apontaram que 66,4% de óbitos foram do sexo masculino na idade adulta, e o maior número de casos está localizado na Região Leste que compreende a capital do estado e a região metropolitana, e também na região oeste, onde está situada a segunda maior cidade do estado, porém não foram encontradas diferenças significativas entre as variáveis. Diante dos resultados apresentados, conclui-se que os casos de AIDS que evoluíram a óbitos concentram-se nos grandes centros (Natal e Mossoró), com predomínio de homens adultos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
MELO, F. C. M., LIMA, K. K. F. D., NASCIMENTO, G. L. D., ARAÚJO, L. B., & MEDEIROS, R. K. D. (2015). ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS E SOCIAIS DOS CASOS DE AIDS QUE EVOLUÍRAM PARA ÓBITO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://doi.org/10.16887/85.a2.1
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).