ESCOLA DE FUTEBOL NOVA GERAÇÃO: TÉCNICAS CORPORAIS E MORALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.16887/4303Palavras-chave:
futebol, técnicas corporais, moralidadeResumo
O objetivo do artigo é apresentar um relatório parcial dos dados coletados e analisados na escola de futebol Nova Geração. A intenção aqui é a de explicitar como ocorre a transmissão de técnicas corporais no processo de ensino e aprendizagem do futebol, e quais as motivações dos jovens para participar da escola de futebol Nova Geração, dirigida por um profissional não formado.O método utilizado foi à observação direta das aulas, com a utilização do diário de campo, assim como, de entrevistas e questionários que foram aplicados junto aos alunos. Observamos as aulas das categorias: Mirim, Infantil, Juvenil e Juniores.As observações feitas durante o período de acompanhamento das aulas na escola de futebol Nova Geração mostram que o "jogo coletivo" é a principal estratégia usada pelo professor para ensinar o futebol.As coerções impostas durante as aulas, através das medidas punitivas, reforçam o que o treinador julga necessário que seus alunos aprendam para melhorarem os seus desempenhos no jogo. Os conceitos de "objetividade" e "jogo coletivo" podem ser observados de forma marcante no discurso.O sonho de ascender socialmente através do futebol é uma realidade e influência de forma marcante na aderência dos meninos ao projeto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SOUZA, C. A. M. D., BARTHOLO, T. L., & SOARES, A. J. G. (2014). ESCOLA DE FUTEBOL NOVA GERAÇÃO: TÉCNICAS CORPORAIS E MORALIDADE. Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://doi.org/10.16887/4303
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).