IMPACTO DA CIRURGIA BARIÁTRICA EM VARIÁVEIS MORFOLÓGICAS DE OBESOS MÓRBIDOS.
DOI:
https://doi.org/10.16887/4294Palavras-chave:
Obesidade, composição corporal, cirurgia bariátricaResumo
O avanço do conhecimento científico sobre o aumento da morbimortalidade oriundos da obesidade mórbida, enfatiza a necessidade de intervenção médica no tratamento desta doença. Neste aspecto, as cirurgias para controle da obesidade mórbida se justificam como um método atual que controla de forma efetiva, a médio e longo prazo, o excesso de peso. Objetivo: Verificar o impacto da cirurgia bariátrica, na composição corporal de obesos mórbidos em diferentes momentos após a intervenção cirúrgica. Métodos: Foram analisados 30 pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. Os pacientes foram avaliados no pré-operatório (T0) e 30 (T30), 90 (T90) e180 (T180) dias após a cirurgia. Com o método antropométrico, os seguintes parâmetros foram obtidos: massa corporal total, gordura corporal relativa (%G), massa corporal magra (MCM), massa corporal gorda (MCG) e taxa metabólica basal (TMB). Resultados: Houve diferença significativa (p=0,05) para todas as variáveis analisadas em todos os tempos considerados. Conclusões: A cirurgia bariátrica se mostra eficiente em relação à perda de peso absoluto e redução na massa gorda corporal em todos os momentos. Ressalta-se, contudo, que a redução significativa na massa corporal magra e taxa metabólica basal pode representar um problema na manutenção do peso dos pacientes no pós operatório. Recomenda-se a prática regular de atividade física associada a um conjunto de medidas dietéticas que poderão contribuir para a redução do impacto da cirurgia na composição corporal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
NEVES, C. E. D., SABOYA, C., PEREIRA, S. E., & RAMALHO, A. (2014). IMPACTO DA CIRURGIA BARIÁTRICA EM VARIÁVEIS MORFOLÓGICAS DE OBESOS MÓRBIDOS. Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://doi.org/10.16887/4294
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).