RELAÇÃO ENTRE A POSIÇÃO POSTURAL E RESPOSTAS AGUDAS CARDIOVASCULARES DURANTE O TREINAMENTO DE FORÇA
DOI:
https://doi.org/10.16887/4292Palavras-chave:
Respostas Cardiovasculares, Treinamento de ForçaResumo
O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre a posição adotada na realização de exercícios para treinamento do mesmo grupamento muscular e as respostas cardiovasculares (freqüência cardíaca, pressão arterial e duplo produto) durante o treinamento de força. Onze indivíduos do gênero Masculino, saudáveis e que não estavam em uso de nenhum medicamento para algum eventual problema de saúde realizaram 3 séries de 12 repetições máximas (RM) com 5 minutos de intervalo entre as séries, dos exercícios de Remada curvada e remada baixa sentado. A freqüência cardíaca foi medida em repouso e após a ultima repetição de cada série. A pressão arterial foi aferida em repouso e entre a penúltima e a ultima repetição, também de cada série. Os resultados encontrados não apresentaram diferenças significativas na freqüência cardíaca, pressão arterial e duplo produto entre os dois exercícios realizados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
DRUMMOND, M. D. M., & BRASIL, R. E. D. S. (2014). RELAÇÃO ENTRE A POSIÇÃO POSTURAL E RESPOSTAS AGUDAS CARDIOVASCULARES DURANTE O TREINAMENTO DE FORÇA. Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://doi.org/10.16887/4292
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).