PERCEPÇÕES DE PARTICIPANTES DE COMPETIÇÕES INTERCOLEGIAIS DE HANDEBOL DO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DO ESPORTE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.16887/4286Palavras-chave:
Percepções, Competição, Handebol EscolarResumo
O estudo analisa as percepções de participantes de competições intercolegiais de Handebol na perspectiva de seu desenvolvimento no esporte. A Revisão de Literatura apontou que estas competições são em maioria organizadas pela iniciativa privada e não seguem princípios educacionais claros para este nível de escolaridade. Utilizou-se pesquisa de campo com 26 participantes de ambos os sexos de quatro escolas de ensino médio de Bairros distintos do Rio de Janeiro, durante o ano de 2006. Coletou-se depoimentos, mediante entrevista semi-estruturada e analisou-se os dados através da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1994). Encontrou-se que as competições atuam para o desenvolvimento esportivo dos praticantes, na medida em que possibilitam comparações de habilidades técnicas, desencadeiam ações coletivas consideradas benéficas ao progresso da equipe e mantém um espírito esportivo, além de elevar valores como exercício da tolerância e compreensão mútua. Em última análise, verificou-se que a participação nas competições foi considerada uma autêntica conquista esportiva, agindo, assim, como um mecanismo retro-alimentador para novos treinamentos voltados às futuras competições neste nivel.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
RIBEIRO, P. H., & TUBINO, M. J. G. (2014). PERCEPÇÕES DE PARTICIPANTES DE COMPETIÇÕES INTERCOLEGIAIS DE HANDEBOL DO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DO ESPORTE ESCOLAR. Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://doi.org/10.16887/4286
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).