O JOGO DE PETECA NA PRAIA DE COPACABANA NA COMPREENSÃO DE SEUS ATORES
DOI:
https://doi.org/10.16887/4284Palavras-chave:
esporte e lazer, jogo de petecaResumo
RESUMO: Este artigo demonstrará como o jogo de peteca na praia de Copacabana é compreendido pelos seus atores. Ao decifrar as falas de alguns praticantes do jogo de peteca na praia de Copacabana, procura-se compreender o imaginário social de tais petequeros.O estudo - de caráter descritivo exploratório, com abordagem qualitativa, de base etnográfica interpretativa, apresenta como campo de investigação os postos 2, 3 e 6 da praia de Copacabana - têm constatado que a peteca é um jogo dinâmico e de grande simplicidade motora; tem um baixo custo de seu material esportivo; carrega a tradição e a manifestação da cultura lúdica infantil. No espaço da praia se apresenta de forma diversificada e com característica de atividade de lazer. Todavia, uma baixa adesão a este jogo é constatada no Rio de Janeiro. No entanto, verifica-se um núcleo que desenvolveu e que resiste, com características próprias, nas praias, criando a identidade da peteca de praia. Tais fatos provocam o interesse de se ter uma compreensão maior deste fenômeno e enseja focalizar o olhar sobre a praia como um espaço de valorização das dimensões humanas. Acredita-se que com o referido estudo pode-se contribuir com as condições que favoreçam as políticas públicas que subsidiam atividades esportivas de lazer na praia com vista à melhoria da qualidade de vida.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SANTOS, S. D., & COSTA, V. L. M. (2014). O JOGO DE PETECA NA PRAIA DE COPACABANA NA COMPREENSÃO DE SEUS ATORES. Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://doi.org/10.16887/4284
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).