A DESCENTRALIZAÇÃO DO PENSAMENTO E OS JOGOS DE CORRER E PEGAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.16887/4283Palavras-chave:
educação física, jogos de correr e pegar, descentralizaçãoResumo
Este estudo teve o objetivo de verificar a possibilidade de estimular o processo de descentralização do pensamento da criança, enfocando a necessidade de dar-lhe oportunidade de pensar e refletir sobre suas ações. Foram sorteadas trinta crianças de 5 e 6 anos, das Escolas Municipais Frei Florentino e Francisca Alegrett , na cidade de Muzambinho/MG. As crianças foram divididas em três grupos de dez (A, B, C) , cada um com diferentes atividades. Aos grupos A e B, com duas aulas semanais de sessenta minutos cada, foram oferecidos jogos idênticos de correr e pegar, sendo que no grupo A, estratégias adequadas permitiram as crianças, trocar idéias, elaborar regras, descobrir várias formas de fugir e pegar, tomar decisões. No grupo B, os jogos foram utilizados sem a preocupação de criar um ambiente adequado para que as crianças pudessem refletir sobre suas ações. Ao grupo C, nenhuma atividade especial foi proposta. As crianças do grupo A e B foram observadas durante a realização de um jogo de correr e pegar, assim organizado: cada grupo de quatro crianças jogava durante um minuto, sendo três fugitivos e um pegador. O jogo era repetido mudando-se o pegador, sucessivamente, até que todos assim atuassem. O resultado demonstrou que todas as crianças estavam no nível 1, pois correram atrás de um mesmo fugitivo e confundiram constantemente os papéis de pegador e fugitivo. Após três meses, as crianças foram novamente observadas. Os melhores resultados apresentados pelo grupo A, comparados a aos do grupo B e C confirmam a necessidade de se criar situações para a criança refletir sobre o que fazem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
REIS, A. C. D., BRAZ, T. V., & DIPE, V. C. (2014). A DESCENTRALIZAÇÃO DO PENSAMENTO E OS JOGOS DE CORRER E PEGAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL. Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://doi.org/10.16887/4283
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).