ESTUDO DA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFATIZANDO OS VALORES RELATIVOS À ECOLOGIA E À EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Autores

  • MARLEY PEREIRA BARBOSA ALVIM

Palavras-chave:

educação física, educação ambiental, prática docente

Resumo

Essa investigação teve como objetivo analisar a prática docente dos professores de Educação Física, no ensino fundamental (séries finais), enfatizando os valores relativos à Ecologia e à Educação Ambiental. O cenário da investigação foi a rede municipal de ensino das três principais cidades da região do Vale do Aço: Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo, no estado de Minas Gerais. Em um universo de 64 professores, foram selecionados para compor a amostra 35 professores. O instrumento utilizado foi uma entrevista semi-estruturada, elaborada mediante leitura e estudo de bibliografias condizentes com o objetivo da investigação, destacando os PCN's da Educação Física e do Meio Ambiente e Saúde. A entrevista foi gravada, realizada individualmente, em local e horário estabelecido pelo professor. Posteriormente, as respostas foram transcritas na íntegra e analisadas, tendo como parâmetro metodológico Bardin(2002). Dos 35 professores entrevistados, 12 não incluem o tema Educação Ambiental no plano anual e 23 incluem. Quanto ao conhecimento e leitura dos PCN's Meio Ambiente e Saúde, 20 não conhecem e 15 conhecem e já realizaram a leitura. Trinta e dois professores consideram a temática apropriada para ser trabalhada nas aulas de Educação Física e 3 não consideram; 17 trabalham a temática de forma interdisciplinar e 18 não trabalham. Trinta e quatro professores consideram que a Educação Ambiental contribui com o desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades, valores e atitudes, visando a melhoria da qualidade ambiental. Porém, 26 professores relataram não trabalhar com essa temática, apesar de 23 incluírem a temática no plano anual. Dessa forma, concluiu-se que a prática docente dos professores de Educação Física não enfatiza os valores relativos à Ecologia e à Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

ALVIM, M. P. B. (2014). ESTUDO DA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFATIZANDO OS VALORES RELATIVOS À ECOLOGIA E À EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Fiep Bulletin - Online, 77(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4279

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS