ESTUDO DO ESTRESSE E SUA RELAÇÃO COM A LESÃO ESPORTIVA DE ATLETAS DE BASQUETEBOL
DOI:
https://doi.org/10.16887/4273Palavras-chave:
Estresse, atleta, lesãoResumo
O presente trabalho fui desenvolvido visando estudar "O estresse e sua relação com a lesão esportiva de atletas de Basquetebol", usando o modelo de estresse e lesão esportiva de Anderson & Williams, 1988. Para o desenvolvimento desta investigação aplicamos à equipe de Basquetebol Juvenil do Clube Recreio da juventude de Caxias do Sul, um questionário baseado nos aspectos do modelo antes mencionado, onde pelos resultados obtidos fui demonstrado que a maior quantidade de lesões nesta equipe está naqueles atletas que manifestam durante a competição sensações negativas, como ansiedade e desconforto. Os atletas pesquisados praticam este esporte a mais de dez anos. Introdução: Fatores físicos como desbalanceamentos musculares, over training e fadiga física são considerados causas primárias das lesões esportivas. Porém fatores psicológicos e sociais também podem contribuir para o desenvolvimento de lesões (kerr & Minden, 1988; Anderson &William, 1989; Blackwell & Mecullagh, 1990; Hardy et al., 1991; Petrie, 1993; Lavallee & flint, 1996; Johson, 1999). Metodologia: Fui aplicado o Modelo de estresse e lesão esportiva (adaptado de Anderson & Williams, 1988). Resultado da Observação: Observou-se que o 60% dos atletas (sete treinamentos e sete competições) manifestam comportamentos diferenciados na competição em relação aos treinamentos. Conclusões: Com base nos resultados obtidos no presente trabalho, chegamos à conclusão que os mesmos atletas que sofrem de lesões apresentam sensações negativas (medo) momentos antes de começar a competição, as quais podem determinar repostas fisiológicas exageradas e diminuir a capacidade de concentração na realização dos movimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
CÁRDENAS, R. N. (2014). ESTUDO DO ESTRESSE E SUA RELAÇÃO COM A LESÃO ESPORTIVA DE ATLETAS DE BASQUETEBOL. Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://doi.org/10.16887/4273
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).