MÉTODO HALLIWICK: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA NATAÇÃO PARA DEFICIENTES
DOI:
https://doi.org/10.16887/4264Palavras-chave:
deficiência, halliwick, nataçãoResumo
O presente artigo pretende levantar alguns aspectos relacionados à prática do Método Halliwick, como método de ensinar a sobrevivência ao meio liquido e partindo dele para a natação convencional. Este estudo é um acúmulo de experiência no trato de ensinar o método enquanto professora de Educação Física e líder de grupo, no Programa de Atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE). Utilizando a metodologia e filosofia na integra, e nestes estão incluso; "felicidade por estar na água", o acompanhamento individual de um instrutor para cada nadador, não uso de flutuadores, ênfase nas habilidades e não na deficiência, todos são ensinados de forma a entender as propriedades da água e seus efeitos sobre o corpo, todos são encorajados a progredir e não pressionados, tratamos todos pelo primeiro nome reforçando a igualdade, tudo isso apenas como parte de um programa, embasado no referencial teórico do criador do método, James McMiIlan.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
PEREIRA, V. D. F., & SILVA, R. S. D. (2014). MÉTODO HALLIWICK: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA NATAÇÃO PARA DEFICIENTES. Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://doi.org/10.16887/4264
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).