REFLEXÃO E AÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DOS PRECEITOS DOS PCN'S NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.16887/4247Palavras-chave:
educación física, temas transversales, PCN's, paradigma, practica pedagogicaResumo
A sociedade brasileira demanda uma educação de qualidade. Baseada nessa prerrogativa, o presente artigo busca refletir acerca dos rumos tomados pela educação nacional.Para tanto, foi utilizada a metodologia de natureza descritiva, baseada em uma revisão de literatura que abordou o histórico da Educação Física escolar, os temas transversais e a analise da dicotomia entre a Educação Física Tradicional e Contemporânea. Nessa direção, foi percebido que, para aplicar uma pedagogia Contemporânea é de grande relevância discutir pontos, tais como: os conteúdos de natureza conceitual, procedimental e atitudinal e a mudança de paradigma desportivizante e biologizante na busca da disciplina pelo corpo. Hoje, a Educação Física deve contribuir para a atividade intelectual, voltada à uma reflexão sobre a cultura corporal do movimento, por meio da utilização dos eixos temáticos, massificação dos esportes, inclusão e que incorpore os elementos da nossa sociedade. No entanto, recomenda-se fundamentalmente uma mudança de atitude dos profissionais e da própria sociedade, com a proposta de debates, seminários em congressos em nível universitário, para que os profissionais da Educação Física possam conscientizar-se dessa nova proposta que altera substancialmente os paradigmas da Educação Física.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
RUFFONI, R., FREITAS, A. M. D., & CORREIA, A. (2014). REFLEXÃO E AÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DOS PRECEITOS DOS PCN’S NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://doi.org/10.16887/4247
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).