NAVEGAR É PRECISO! UM ESTUDO SOBRE OS ESPORTES AQUÁTICOS NO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.16887/4243Palavras-chave:
Esportes Aquáticos, Esportes Marítimos, Esportes NáuticosResumo
Este artigo que trata dos esportes aquáticos tem como objetivo conceituar esportes aquáticos, náuticos e marítimos entendendo os limites entre cada um. Também pretende mostrar um panorama histórico dos esportes aquáticos praticados no Espírito Santo. Esta pesquisa qualitativa, descritiva, de caráter bibliográfico utilizou-se de livros, artigos de jornais, revistas e trabalhos de conclusão de curso para a coleta de dados. Referências como Marinho (s.d), Capinussu (1979) dentre outros foram consultas permanentes e necessárias. Os resultados têm apresentado uso despreocupado de termos como aquático, náutico e marítimo associando-os a um mesmo ambiente por vezes tornando-se equivocado. Também há uma variedade de esportes aquáticos praticados no Estado mostrando a dificuldade para divulgação, treinamento e acompanhamento por profissionais qualificados principalmente quando detectamos que nos cursos de formação de professores existem poucas ou nenhum referência a estas modalidades esportivas. A segurança na prática desses esportes mostra-se deficitária, com pouco uso dos princípios básicos de segurança. Recomendamos que estudos mais específicos sejam feitos na área de esportes aquáticos, pois a realidade capixaba não se diferencia da maioria dos estados brasileiros.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
FILHO, A. J. D. C., MATTOS, E. U., FILHO, M. M. B., & PEREIRA, Y. (2014). NAVEGAR É PRECISO! UM ESTUDO SOBRE OS ESPORTES AQUÁTICOS NO ESPÍRITO SANTO. Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://doi.org/10.16887/4243
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).