FUTEBOL E CULTURA NA ZONA DA MATA MINEIRA: A LÓGICA RURAL E A LÓGICA URBANA
DOI:
https://doi.org/10.16887/4238Palavras-chave:
futebol, cultura, rural-urbanoResumo
O Futebol é uma das maiores expressões culturais da sociedade brasileira. Através dele criamos, transmitimos e reforçamos valores e crenças culturais. Desta forma, o campo de futebol deve ser visto como um campo simbólico repleto de significados culturais, que variam conforme a sociedade e a cultura na qual está inserido. Isto faz com que as pessoas representem, sintam, e leiam o futebol de forma diferenciada de uma região a outra, e nota-se mudanças de significado até mesmo entre uma região urbana e uma rural. Existem nas sociedades, locais de mediações entre lógicas rurais e urbanas. O esporte e os "espaços sociais" de lazer tendem a possibilitar tais interações. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar o modo pelo qual o futebol praticado em uma área de lazer situada no Município de Viçosa na Zona da Mata Mineira, transmite, cria, reproduz e permite a interação de valores culturais e sociais tanto do meio urbano quanto do meio rural. Para tanto, realizou-se trabalho de campo junto a três grupos de praticantes durante quatro meses. Percebeu-se que o futebol tem um significado central para esta localidade, principalmente, ao articular a interação das duas "éticas", uma rural e outra urbana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
VIEIRA, J. J., & VIEIRA, A. L. C. (2014). FUTEBOL E CULTURA NA ZONA DA MATA MINEIRA: A LÓGICA RURAL E A LÓGICA URBANA. Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://doi.org/10.16887/4238
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).