ESTADO E O ESPORTE: DOIS MOMENTOS, DUAS RELAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.16887/4236Palavras-chave:
estado-esporte, políticas públicas, municipalizaçãoResumo
Antes restrito à esfera das práticas e representações sociais sobre seu funcionamento, o fenômeno esportivo na contemporaneidade vem tendo sua área de investigação expandida, tornando-se objeto de estudos que, ao ampliarem sua esfera de observação, o aproximam de outras discussões tais como aquelas relativas as áreas de comunicação, marketing, administração e, fundamentalmente para nosso caso, a área política. Assim, este artigo tem por objetivo analisar, à luz da teoria política contemporânea, a atuação do Estado brasileiro no que diz respeito a elaboração, sistematização, implementação e oferecimento de políticas públicas de esporte e lazer em dois momentos: o primeiro, aquele anterior à promulgação da constituição de 1988, época em que o oferecimento de políticas nesta área era de incumbência prioritariamente do governo federal; e o segundo, pós-Constituição, quando tivemos a municipalização de tais políticas. No primeiro momento, as políticas de Esporte e Lazer tinham um perfil geral, universal, seguindo a orientação das outras políticas de governo. No segundo momento, temos a inclinação das políticas para as particularidades dos grupos sociais. A lógica da municipalização foi justamente para atender a esta prerrogativa que passou a existir na sociedade brasileira. De uma forma geral, os municípios ainda carecem de uma infra-estrutura administrativa e física, capaz de desenvolver satisfatoriamente as principais funções das políticas de esporte e lazer, propiciar a igualdade de oportunidade ao esporte e lazer a todos os munícipes. Quase sempre suas políticas são irregulares, descontinuas e apenas de cunho eleitoreiro, sem uma maior preocupação com aspectos relacionados a atender especificidades e promover a igualdade de direitos, ou ainda, de oportunidades.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
VIEIRA, L. H. S., & VIEIRA, J. J. (2014). ESTADO E O ESPORTE: DOIS MOMENTOS, DUAS RELAÇÕES. Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://doi.org/10.16887/4236
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).