GÊNERO: UMA CATEGORIA ÚTIL DE ANÁLISE EM PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA PRODUZIDOS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.16887/4220Palavras-chave:
Gênero, Educação Física, Instituição EscolarResumo
Este estudo busca compreender como a produção científica vem abordando as questões de gênero na instituição escolar e na sociedade em que esta instituição esta inserida. Decorrente disso, levantamos a seguinte questão: o que tem discutido a produção científica veiculada em periódicos de Educação Física sobre a categoria gênero no contexto escolar? Como corolários dessa questão, é relevante responder: que pressupostos e conceitos sobre a categoria gênero marcam a produção veiculada em periódicos da Educação Física? Como essa categoria tem sido situada no contexto histórico cultural brasileiro e como se apresenta na instituição escolar? A partir dessa preocupação inicial, foi formulado um eixo de reflexão que serviu para orientar-nos em nossa incursão pelos textos selecionados: gênero na instituição escolar enquanto espaço de múltiplas relações. Dentre os aspectos discutidos ao longo deste estudo, salientamos principalmente: a constituição histórica da categoria gênero, o movimento feminista e a emergência do conceito de gênero, gênero e educação brasileira, gênero na instituição escolar e o debate em periódicos da Educação Física acerca da categoria gênero.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
AROEIRA, K. P., & SIMÕES, R. D. (2014). GÊNERO: UMA CATEGORIA ÚTIL DE ANÁLISE EM PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA PRODUZIDOS NO BRASIL. Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://doi.org/10.16887/4220
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).