O FOLCLORE COMO INSTRUMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO RESGATE DA CULTURA BRASILEIRA NO AMBIENTE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.16887/4209Palavras-chave:
folclore, cultura, educação físicaResumo
A fim de elucidar sobre a atuação do profissional de Educação Física na escola, encontramos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) elementos para a formação sócio-cultural do aluno. No ambiente escolar, a proteção à cultura e suas ramificações é reafirmada pelos PCN's nas várias disciplinas do currículo, inclusive, na Educação Física. Dessa forma, o professor precisa utilizar de instrumentos para executar intervenções no que se refere à abordagem cultural de seu planejamento. Através da pesquisa bibliográfica, observou-se as inter-relações entre a cultura e a Educação Física tendo o folclore como instrumento no resgate das tradições culturais brasileiras no ambiente escolar. Segundo dados obtidos, acredita-se que o folclore seria um instrumento importante na Educação Física tendo como meta o resgate da cultura brasileira no ambiente escolar e assim da formação sócio-cultural do aluno, visto que se apresenta como uma ramificação da cultura que influência a formação da corporeidade do indivíduo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
ANDRADE, O. M. D., PERSON, P. R. N., & MOREIRA, C. H. S. (2014). O FOLCLORE COMO INSTRUMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO RESGATE DA CULTURA BRASILEIRA NO AMBIENTE ESCOLAR. Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://doi.org/10.16887/4209
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).