EFEITOS DO TREINAMENTO CONCORRENTE SOBRE A PERFORMANCE DURANTE O EXERCÍCIO AERÓBIO
DOI:
https://doi.org/10.16887/4193Palavras-chave:
treinamento concorrente, economia de corrida, adaptação neuralResumo
O treinamento concorrente (força e endurance) está associado com mecanismos que podem levar a um aumento no desempenho durante o exercício, embora estes mecanismos envolvidos não estejam totalmente esclarecidos, existe a hipótese de que o músculo esquelético é colocado em uma situação de conflito e não pode se adaptar aos dois tipos de treinamento. A presente literatura sobre o assunto apresenta pontos controversos, principalmente quanto ao tipo de treino utilizado, ordem de treinamento e volume de trabalho realizado. Devido à diversidade de desenhos de pesquisa torna-se muito difícil à visualização de resultados e comparações entre eles. Muitos destes estudos utilizam protocolos de treinamento diferente. Comparando-se estudos com tipos de treinamentos similares quando realizaram treinamento de força de caráter explosivo com ênfase na fase concêntrica onde a adaptação neural acontece, isso proporcionou melhora do desempenho durante o exercício aeróbio. A economia de corrida aparece como um dos fatores relacionados a melhora do desempenho; vários fatores que levam a economia de corrida estão relacionados ao treinamento de força. Os artigos científicos utilizados nesta pesquisa de revisão são artigos de estudo originais, indexados pela base de dados Pubmed e de categoria C internacional ou maior, a partir da década de oitenta e foram utilizadas as seguintes palavras chaves: treinamento concorrente, performance e economia de corrida. Nesta pesquisa, pode-se dizer que a adaptação neural resultante do treinamento de força pode aumentar a performance durante o exercício aeróbio através da economia de corrida.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
RODRIGUES, ÉRICO R. M., & BASSI, E. B. (2014). EFEITOS DO TREINAMENTO CONCORRENTE SOBRE A PERFORMANCE DURANTE O EXERCÍCIO AERÓBIO. Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://doi.org/10.16887/4193
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).