COMPOSIÇÃO CORPORAL E CONDIÇÃO FÍSICA DE ADOLESCENTES DE NÍVEL SOCIAL E ECONÔMICO DIFERENTES
DOI:
https://doi.org/10.16887/4184Palavras-chave:
adolescentes, composição corporal, desenvolvimento biológicoResumo
A análise das mudanças físicas ocorridas durante o processo de crescimento e desenvolvimento, assim como a condição física, é de suma importância para a detecção e prevenção de alterações que impedem o desenvolvimento saudável. Assim, o objetivo do estudo foi analisar a composição corporal e condição física de 76 escolares do sexo feminino (10 - 15 anos), considerando a maturação biológica e o nível sócio-econômico. A composição corporal foi estimada através de medidas de espessura de dobras cutâneas, perímetros corporais, diâmetros ósseos, estatura e massa corporal total. Tais medidas permitiram estimar os parâmetros: gordura corporal relativa, massa gorda, massa residual, massa óssea e massa muscular. Foram também obtidos o Índice de Massa Corporal e o somatotipo com suas respectivas classificações. Testes motores foram aplicados a fim de estabelecer a comparação entre a condição física: flamingo, tapping test de membro superior, sentar e alcançar, teste de impulsão horizontal, teste de preensão manual, teste abdominal, suspensão na barra, shutle run de velocidade, e shutle run de endurance. A maturação biológica foi estimada por meio da presença ou ausência da menarca, e o nível sócio-econômico se deu através da discriminação do estabelecimento escolar (público ou particular). Para comparação entre os grupos adotou-se o teste t-Studente não pareado (p0,05). Os resultados obtidos no estudo mostraram que o nível sócio-econômico não determinou diferenças marcantes entre as adolescentes estudadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
MIRANDA, M. E. K., BARROS, V. O. D., & OLIVEIRA, F. P. D. (2014). COMPOSIÇÃO CORPORAL E CONDIÇÃO FÍSICA DE ADOLESCENTES DE NÍVEL SOCIAL E ECONÔMICO DIFERENTES. Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://doi.org/10.16887/4184
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).