EQUIPAMENTOS DE LAZER E ANIMAÇÃO SÓCIO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.16887/4167Palavras-chave:
Lazer, Parques Públicos, Animação Sócio-culturalResumo
A sociedade, nas últimas décadas, sofreu grandes transformações, principalmente em relação à disponibilização e reserva de espaço para o lazer, provocando, consequentemente, significativas mudanças no estilo de vida das pessoas. Buscando amenizar essa situação, políticas públicas de lazer, através da criação de parques públicos e animação sócio-cultural, vêm sendo discutidas e implementadas em algumas regiões do país. Desta forma, este estudo teve como objetivo analisar a disponibilização - ou não -, a distribuição geográfica e a animação sócio-cultural em parques de interesse físico do lazer, na cidade de Campo Grande - MS. O estudo foi caracterizado como pesquisa exploratória, sendo os dados relacionados à existência ou não dos parques e sua distribuição geográfica obtidos através de entrevista não estruturada com um representante da Fundação Municipal de Esportes, de Campo Grande, e com um representante da Fundação Estadual de Esportes, do Mato Grosso do Sul, e os referentes à animação, obtidos com os administradores dos equipamentos. Como instrumento utilizou-se um formulário composto por questões fechadas e construído especificamente para o estudo. Em relação à disponibilização de espaços públicos para o lazer, verificou-se que a cidade apresenta uma democratização do espaço, uma vez que conta com cinco parques públicos, sendo três em região periférica e dois na região central. No entanto, o mesmo não foi observado em relação à animação sócio-cultural, pois a programação de atividades para crianças existe apenas em dois parques e para os deficientes físicos, somente em um. Observou-se que os idosos são os mais beneficiados em relação à animação sócio-cultural, uma vez que quatro parques oferecem atividades a essa população. Mesmo considerando que a cidade apresenta uma política efetiva em relação à disponibilização de espaços, ainda existe uma ineficiência em relação à animação sócio-cultural, principalmente em relação às crianças e aos deficientes físicos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SILVA, J. V. P. D. (2014). EQUIPAMENTOS DE LAZER E ANIMAÇÃO SÓCIO-CULTURAL. Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://doi.org/10.16887/4167
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).