ENVELHECIMENTO: RELAÇÕES DA IMAGEM CORPORAL COM OS PARÂMETROS PESO E ALTURA
DOI:
https://doi.org/10.16887/4152Palavras-chave:
envelhecimento, Gerontologia Social, Educação Física GerontológicaResumo
O objetivo da pesquisa foi relacionar a imagem corporal com os parâmetros peso e altura de acadêmicos da 3ª. Idade adulta da Universidade do Amazonas (UFAM), na meia idade (45 a 59 anos, 165) e idosos (60 anos ou mais, 186), dos sexos masculino e feminino. Foram efetuadas as medidas antropométricas de peso e altura. Relativo a imagem corporal foi perguntado a cada um individualmente e registrado em ficha padronizada, sobre cada um dos dois itens mensurados, a cerca de graus de satisfação relativa a perda, ganho ou manutenção do que é. Os resultados encontrados mostraram que ambos sexos dos grupos etários desejam perder peso e estão satisfeitos com sua altura. Com relação ao Índice de Massa Corporal (IMC) encontrado e comparado com as referências FAO/OMS/UNU (1985), demonstra que os sujeitos estão acima do peso e até com obesidade. Entretanto concluímos que a imagem corporal não se abala como a estatura, mas com relação ao peso houve boa quantidade de insatisfação. Mas no geral nem peso nem altura não estão afetando a imagem corporal de acadêmicos da 3ª. Idade adulta da UFAM.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
BARBOSA, R. M. D. S. P., & CABRAL, F. N. (2014). ENVELHECIMENTO: RELAÇÕES DA IMAGEM CORPORAL COM OS PARÂMETROS PESO E ALTURA. Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://doi.org/10.16887/4152
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).